Nos anos 20, quando ainda era apenas um simples equipamento motorizado, a empilhadeira foi introduzida para movimentar cargas de paletes de um ponto para outro. E agora com a modernidade é possível encontrar
empilhadeiras mais sofisticadas, com uma variação de modelos, recursos de segurança, capacidade de pesos e alturas de elevação diferentes.
É um dos equipamentos mais utilizados atualmente, por grandes profissionais, entre elas são usadas as empilhadeiras a combustão, elétricas e retráteis. As peças principais de uma empilhadeira são o motor, garfo, painel de controle, pneus e elevação.
Existe também a empilhadeira elétrica que além de ser muito econômica e potente, foi produzida com motor de tração trifásico, isentando das manutenções rotineiras, causadas por desgastes de uso do produto.
Com esse equipamento é possível carregar material residual, por possuir uma construção estável e robusta, de altíssima qualidade e antioxidante de grande durabilidade, que mesmo em contato com corrosivos, não oferecem dano ao produto.